terça-feira, 7 de agosto de 2012

É tudo culpa da Rita.


É tudo culpa da Rita.



Era uma quarta-feira e eu estava assistindo um filme norte americano. Eu percebi que na maioria das casas, no cenário, havia uma bandeira dos Estados Unidos erguida.

Fiquei um pouco intrigado com isso, depois comecei a pesquisar imagens amadoras das ruas também norte americanas, e percebi que aquilo não era só na ficção, as pessoas erguiam sim a bandeira do país em suas residências.

Pensei muito no que levaria alguém a fazer isso... Foi quando eu finalmente entendi o significado da palavra “patriotismo”, e foi quando também descobri que eu não tinha este sentimento.

Logo percebe-se minha origem, sou brasileiro, e por que eu deveria me orgulhar disso?

Tenho orgulho de ter nascido no “Brazil”, mas no Brasil eu tenho vergonha!

Como me orgulhar de um país que para os outros é mostrado como paraíso e que por dentro arde mais em injustiças que um inferno?

Como me orgulhar de um país que na maioria das vezes só abre inquéritos, no intuito de deixá-los fugir e serem esquecidos?

Como me orgulhar de um país que apoia e financia a pobreza dando salários/gratificações para quem se encontra nesta situação?

Não disse que os Estados Unidos é perfeito, mas pelo menos é capaz de fazer seus filhos sentirem um pouco de orgulho.

Ter orgulho da beleza natural do Brasil, não é patriotismo, é ilusão de óptica! 

Este texto está sendo escrito em 2012, e neste ano no Brasil está sendo transmitida na maior emissora nacional, Rede Globo, uma telenovela chamada “Avenida Brasil”. Esta telenovela, segundo a “veja” é assistida por oito em cada dez televisões no país.  Isso foi capa.

Que grande sucesso essa novela! Ser capa da maior revista de circulação nacional, justamente na mesma semana em que o maior julgamento político brasileiro acontece! Nossa! Que jogo de marketing!
Fazer com que compremos a revista, e claro, leiamos sobre o “ mensalão” que sabemos que está sendo abordado, pois é citado por um tópico no rodapé da capa. Muito interessante, mas será que é por isso que as agências de publicidade brasileiras são as mais premiadas mundialmente?

Enfim, não adianta apontar os defeitos e não ser capaz de corrigi-los. Eu quero ter orgulho do Brasil com S, por isso desabafo.
Mas o melhor é sabermos que nada disso é culpa nossa, e que isso tudo é culpa da Rita!

Nenhum comentário: