sexta-feira, 4 de julho de 2014

Maquiagem brasileira

Maquiagem brasileira


Sem restar dúvidas essa é a maquiagem mais cara de todos os tempos. Quantas vidas  ou condições delas custariam para esconder os problemas solucionáveis do Brasil?

Belo Horizonte, nesse último dia 03 de julho, deixou o enchimento vazar, o salto falsificado quebrar e a maquiagem de quinta borrar. Tudo isso para tornar a capital mineira um pouco mais amistosa àqueles que possivelmente virão assistir ao jogo pelas quartas de finais da Copa do Mundo da FIFA 2014  na próxima terça-feira, 08/07.

O viaduto (superfaturado) Batalha dos Guararapes, ainda em construção desabou ao tirarem as vigas que o sustentavam . Isso para que a cidade parecesse pronta e linda.

O país inteiro está carregado de pó, numa maquiagem mal feita. Brasil, você está fazendo papel de palhaço assim. Pelo menos cumprindo bem, pois muitos estão divertindo.

Este período da copa está sendo amigável e festivo: um verdadeiro show. Todos estão, de alguma forma, aproveitando. Seja pelos finais de semana prolongados, ou os meios horários no trabalho. 
Todos estão gostando de poder beber em plena segunda-feira a tarde, ou de encerrar o dia profissional ao meio dia de uma sexta-feira. Não estamos errados por isso, pois é indiscutivelmente bom ter esse tipo de alteração na rotina. Estamos em festa, afinal.

Todos vestem seu traje: camisa amarela ou verde e saem às ruas. A maioria das pessoas gritam “Brasil” por causa de um time de futebol e depois reclamam que não há educação ou saúde de qualidade no país.

Concordo que a festa é pelo esporte e não há porque condenar quem a aproveita.  Mas, a hipocrisia quando um garçom esquece de servir a mesa, é patética. 
A Seleção Brasileira é pretexto, desculpa e motivação para embalar a nossa euforia. Ninguém realmente dá a mínima, queremos apenas que a festa continue. Egoísmo? Não. Essa é a válvula de escape para o brasileiro libertar um sentimento adormecido: patriotismo.

Mesmo não sabendo lidar com tal sentimento, ficamos insatisfeitos com desastres e corrupções. Mas, gastamos mais energia gritando gol do que exigindo nossos direitos. O brasileiro está acomodado e prefere ter mais um mês de férias que uma vida digna. Pelo menos é o que parece pela reação que temos.

Como cantou Cazuza: “Brasil, mostra a sua cara”. Tire a maquiagem e pare de tentar agradar os outros e comece a se valorizar. Pare de viver pela aparência, todos sabem que você é lindo. Quanta insegurança para o quinto maior país do mundo.  Você é a sétima economia mundial e faz o que com isso? Você tem potencial de ser mais que esse garoto rico que não sabe gastar dinheiro e financia orgias para seus amigos em festas no jardim.



Nenhum comentário: